quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um cardápio mais do que fácil!

Bom dia minhas leitoras e leitores queridos,

a pedidos vou postar mais um cardápio fácil e rápido de se fazer:

1) entrada - maionese de siri

Comi essa delícia na França e fiquei tentando até reproduzir o prato, que é super-fácil, o segredo na verdade, está na maionese.
Ingredientes para 4 pessoas:

1) 4 colheres de maionese hellman´s de leite
2) 4 colheres de chantilly
3) sal, pimenta
4) 600 gramas de carne de siri descongelada (ou seja, pese depois de descongelar), pré-cozida e perfeitamente escorrida
5) 1 maçã verde grande ou duas pequenas
6) 2 limões

Bata o chantilly e quando ficar consistente junte com a maionese e tempere, reserve na geladeira até a hora de montar o prato. Corte as maças verdes, com casca, bem miudinho, esprema suco de limão em cima para não escurecer. Quanto mais miúda mais bonito o prato.  Misture o siri com a maionese e para ficar bonitinho use formas de cortar mass, unte-as levemente com azeite e dai coloque a maionese de siri até deixar mais ou menos um dedo faltando para completar, aperte bem para não desmanchar (é importante que o siri esteja bem seco para não escorrer). Complete o espaço que falta com a maçã verde picadinha. Enfeite com uma salsinha ou outro galinho de erva. Se você for ruim de enformar...use uma cocotte fica bonitinho também.
 Um chardonnay redondinho aqui cai como uma luva

2) Prato principal -Filé Wellington fácil

Ingredientes:
1 peça de filé mignon, limpa e livre de gorduras;
1/2 cebola roxa pequena
sal, pimenta, alho 
1 ovo
1 pacote de massa folheada arosa aberta ou um pacote da fechada (mas daí vai precisar de um rolo para abrir a massa e como a massa só é boa geladinha pode perder temperatura no processo e não é o ideal) 
8 laminas de presunto cru
azeite de oliva
250g cogumelos frescos
agua
100 ml de creme de leite fresco


Modo de fazer:


Seque bem a carne e tempere com sal, pimenta e esfregue nela um dente de alho. Reserve. Coloque azeite em uma frigideira o suficiente para untar e selar a carne, deixe atingir uma temperatura bem quente, sele a carne por fora, ou seja, é só para perder a cor rosada e manter o suco dentro dela, conforme for perdendo a cor, vá virando a peça até estar inteiramente selada. Retire, coloque em uma travessa e leve a geladeira até esfriar bem. Guarde a frigideira e jogue nela mais ou menos um copo americano de agua, aqueça e reserve esse caldo.

Acenda o forno a 200º - diquinha aqui, sempre que for mexer com massa folheada pré-aqueça o forno antes por uns 20 minutos, a massa não pode entrar no forno morno, senão não ficara aerada e sim plastificada.

 Corte a cebola bem miúda, um dente de alho tambem bem picadinho. Bata os cogumelos com  a agua da frigideira, reserve. Em uma frigideira refogue a cebola e o alho no azeite, refogue a massa de cogumelos até evaporar bem a agua e ficar sequinho, tempere com sal e pimenta. Desligue e junte o creme de leite e reserve

Pegue a massa folheada na geladeira (se estiver congelada tem que deixar descongelar em geladeira), abra, espalhe  o presunto até cobrir inteiramente a massa, não deixe espaços e não precisa retirar a gordura. Sobre o presunto espalhe o creme de cogumelos. Retire a carne da geladeira posicione no meio da massa e feche, fazendo um pacote. Muito importante que não haja liquido no filé ou pode estragar a massa.Coloque em uma assadeira de teflon para evitar ter que por oléo, cubra com papel alumínio e leve a geladeira por uns 20 minutos. 

Retire e espalhe com um pincel o ovo batido, na superfície (isso dará brilho a massa), mas é opcional
Se o forno já estiver bem quente, coloque a assadeira nele e deixe até que a massa fique dourada (entre 15 a  25 min, dependendo do forno)
o acompanhamento pode ser batatas aos murros (já dei a receita em outro post) mas é simples, asse bem a batata ao forno, com casca, depois de assada de um "murro" na batata, coloque azeite e folinhas de alecrim e queijo ralado.
Um bom bordeaux, um pinot noir americano, vão bem com esse prato. Não use os malbecs ou cahors porque são muito encorpados para a delicadeza da massa.

3) Sobremesa - Ilê flottante (ilha flutuante)

Ahhhh, uma das minhas favoritas
ingredientes
6 ovos
1/2 litro de leite
1 fava de baunilha, ou baunilha em pó (na pior das hipóteses, em gotas)
150 gramas de açucar cristal
50 gramas de agua
40 gr de açucar refinado
cobertura de caramelo

coloque o leite em uma panela, retire as sementinhas da fava de baunilha e coloque no leite, coloque metade do açucar cristal e leve para esquentar em fogo brando e deixe ferver. Apague o fogo e reserve.
A parte bata as gemas de ovos ( use apenas 4) com o resto do açucar cristal, ate elas ficarem mais esbranquiçadas. Junte o leite sobre elas e mexa bem. Retorne com a mistura ao fogo  e vá batendo com um fuet, até começar a dar consistencia, desligue, coloque em um refratário  e leve a geladeira para esfriar.

Bata as claras em neve (use as 6) e quando estiverem bem consistentes, junte o açucar refinado (35 gr).
Unte xícaras ou potes que possam ir ao micro ondas, com um pouco de azeite. Coloque as claras batidas deixando um dedo de espaço até a borda. Leve ao micro-ondas e deixe o tempo que elas cresçam mais ou menos metade do tamanho, ou seja, que passem uns dois no máximo três dedos da xícara. Retire e desenforme.

Monte a sobremesa pratos individuais, use pratos fundos. Coloque a calda (divida a porção que fez em 4 e coloque a quarta parte), uma ilha ao meio e cubra a ilha com cobertura de caramelo ou faça um caramelo de açucar (fica mais duro se faz com 1 xícara de agua, uma de açucar, mexa bem, leve ao fogo médio, não é preciso mexer, apenas acompanhar até dourar, retirar e colocar ainda quente sobre as ilhas). A leveza dessa sobremesa pede um espumante moscatel bem geladinho!




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search